Quebrando o Silêncio

Blog

Manifestações contra bullying e a violência infantil são destaques no norte do Pará

O projeto Quebrando Silêncio na região Baixo Amazonas, que inclui o norte do Pará e o Amapá, foi marcado por várias ações em 2011. O projeto completou 10 anos de luta contra a violência enfatizando o combate ao bullying. O lançamento foi realizado no dia 27 de agosto com passeatas, carreatas, palestras nas escolas, ações […]


  • Compartilhar:

Passeata contra bullying e a violência infantil

O projeto Quebrando Silêncio na região Baixo Amazonas, que inclui o norte do Pará e o Amapá, foi marcado por várias ações em 2011. O projeto completou 10 anos de luta contra a violência enfatizando o combate ao bullying. O lançamento foi realizado no dia 27 de agosto com passeatas, carreatas, palestras nas escolas, ações nos semáforos e manifestos públicos. “A cada ano que passa o projeto cresce na região e a gente vê a sociedade aderindo a campanha”, comentou Rubenita Aragão, coordenadora Regional do “Quebrando Silêncio”.

As mobilizações aconteceram em todo território distribuindo, nas 87 cidades da região, 200 mil folhetos, sete mil revistas para adultos e 10 mil revistas para as crianças. As ações começaram no dia 26 em Capitão Poço-PA onde  foi realizada uma passeata com participação de todas as escolas do município. Na região metropolitana de Belém, as manifestações também envolveram passeatas nos bairros. Em Icoaraci, por exemplo, aconteceram duas passeatas simultâneas para conscientizar a comunidade. Jovino Matos assistiu a passeata e elogiou a iniciativa: “a sociedade precisa de manifestações como essa. A igreja está de parabéns por se mobilizar para combater a violência”, elogiou.

Ainda pela manhã foram distribuídos folhetos em vários bairros, 20 mil deles no bairro do marco onde centenas de pessoas participaram da panfletagem. “Todos os departamentos da Igreja se uniram para mostrar as pessoas que é preciso quebrar o silêncio e combater a violência contra mulheres, idosos e crianças”, comentou Vera Nascimento líder do Ministério da Mulher na Igreja do Marco.

À tarde, as mobilizações continuam à partir com ações nos semáforos da BR316. Em Marituba-PA o projeto foi divulgado nas escolas municipais e aconteceu um manifesto público na Praça Batista Campos. No domingo a campanha  continuou no bairro do Júlia Seffer no Exposaúde, ação que ofereceu orientações e vários atendimentos na área de saúde como odontologia, veterinária, assistência social, nutrição, dentre outros. Durante os próximos dias o projeto continua sendo realizado na região. Em Abaetetuba, por exemplo, o projeto vai ser realizado esta semana nas Escolas Estaduais.

O projeto “Quebrando Silêncio” é realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e envolve centenas de voluntários, dentre eles, a Desembargadora Maria Rita, que conheceu o projeto por meio do Juiz Vanderlei Oliveira, que é adventista. Desde então, Maria Rita passou a distribuir os materiais, divulgando o projeto em cidades do interior do Pará. “É um projeto que precisa ser levado à sociedade”, disse.

Por Alínic Teles

Fotos: Nonato Alves, Jackson França e Joadson Costa

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo