Quebrando o Silêncio

Blog

Violência sexual dentro do casamento

Quando falamos em violência sexual, somos tentados a pensar apenas em atos de violência que ocorrem fora do matrimônio. É comum pensarmos apenas em crianças, jovens e mulheres adultas que são molestadas ou estupradas. Mas, você já parou para pensar que é possível haver violência sexual dentro do casamento? Mas, como isto é possível, se […]


  • Compartilhar:

shutterstock_194380574Quando falamos em violência sexual, somos tentados a pensar apenas em atos de violência que ocorrem fora do matrimônio. É comum pensarmos apenas em crianças, jovens e mulheres adultas que são molestadas ou estupradas. Mas, você já parou para pensar que é possível haver violência sexual dentro do casamento?

Mas, como isto é possível, se dentro do casamento é esperado que haja relação sexual? Uma mentalidade formada com bases cristãs costuma entender que o ato sexual é lícito dentro do casamento e que marido e esposa não devem privar um ao outro deste privilégio que é dado aos que são casados. Um dos textos bíblicos que nos ajuda a ter esta compreensão é o de I Coríntios 7:4-5, que diz:

“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”

Uma interpretação equivocada deste texto torna-se uma boa desculpa para a ocorrência de violência sexual dentro do casamento, entre pessoas cristãs.

A escritora cristã, Ellen White, falando sobre os excessos sexuais a que algumas mulheres são submetidas dentro do casamento escreveu:

“Muitos supostos cristãos que passaram diante de mim pareciam não ter dom��nio moral. Mais se aproximavam de animais que de Deus. De fato, eram quase simplesmente animais. Homens desse tipo humilham suas esposas, às quais prometeram cuidados e carinho. A esposa é transformada em objeto para a satisfação das inclinações vulgares e lascivas. Muitas mulheres acabam se tornando escravas da paixão carnal. Não preservam seu corpo “em santificação e honra” [I Ts 4:4]. Essas esposas não mantêm a dignidade e respeito próprio que possuíam antes do casamento.” Conduta Sexual, pág. 111.

Algumas das formas de violência sexual dentro do casamento são:

  • Forçar a esposa a ter relação sexual de forma agressiva, quando o marido está embriagado.
  • Obrigar a esposa a ter relação sexual quando ela está fisicamente indisposta (por exemplo, quando ela está acamada)
  • Obrigar a esposa a ter relação sexual utilizando formas de sexo que ela compreende não serem lícitos.

Comportamentos agressivos como estes violam os direitos que a mulher possui sobre seu próprio corpo, e no caso da mulher cristã, viola o direito que ela possui de honrar a Deus através do seu corpo também. Violam também a autoimagem da mulher, prejudica sua saúde mental, podendo levar ao desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo