Quebrando o Silêncio

Blog

Reparando as brechas das fronteiras

Na última sexta-feira, dia 14 de novembro de 2014, ocorreu pela primeira vez uma reunião com representantes do Peru, da Colômbia e do Brasil, para tratar sobre ações contra a exploração sexual de menores na região da Amazônia Legal. O encontro ocorreu em território peruano. A tríplice fronteira costuma ser uma alternativa de fuga para […]


  • Compartilhar:

mapaNa última sexta-feira, dia 14 de novembro de 2014, ocorreu pela primeira vez uma reunião com representantes do Peru, da Colômbia e do Brasil, para tratar sobre ações contra a exploração sexual de menores na região da Amazônia Legal. O encontro ocorreu em território peruano.

A tríplice fronteira costuma ser uma alternativa de fuga para aqueles que exploram sexualmente crianças e adolescentes. De acordo com a lei peruana, a exploração sexual de menores é um delito cuja pena vai de 6 a 12 anos de prisão. Contudo, ainda existem poucas denúncias.

De acordo com um estudo realizado em Outubro, 53,7% dos peruanos acreditam que os problemas familiares são a principal causa da exploração sexual de menores. De fato, os problemas familiares estão intimamente relacionados ao problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. A melhora da qualidade dos relacionamentos familiares seria uma ação da causa para o efeito, nesta luta contra a violência.

Contudo, outras ações que não atuam necessariamente na raiz do problema, também são necessárias. A realização deste evento é uma confirmação da necessidade de um trabalho organizado e conjunto na luta contra a exploração sexual de menores e outras formas de violência. Não apenas um trabalho conjunto entre países. Obviamente, para solucionar a fragilidade gerada pelas fronteiras do país, é necessário que representantes destes países se mobilizem. Contudo, em outras situações pontuais, como as que ocorrem em nossos bairros, escolas e até mesmo igrejas, é nossa ação conjunta, de cidadãos e órgãos públicos que se faz necessária.

Às vezes a “fronteira" pela qual as pessoas que exploram sexualmente crianças e adolescentes escapam é o nosso comodismo, o nosso silêncio, o nosso medo. Seja no Peru, no Brasil, ou em qualquer outro lugar, estes crimes precisam ser denunciados, e esta é uma tarefa que cabe a todos nós. Quebre o Silêncio!

 

Fontes das informações sobre o encontro ocorrido no Peru:

http://www.eluniversal.com.co/colombia/colombia-y-dos-paises-mas-coordinan-ofensiva-explotacion-sexual-176859

http://www.sdh.gov.br/noticias/2014/novembro/enfrentamento-a-exploracao-sexual-contra-a-crianca-e-o-adolescente-e-debatido-no-peru

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo