Quebrando o Silêncio

Blog

Temperança: o segredo da vida equilibrada

Com muita frequência, costumo escutar que tudo pode ser feito se houver equilíbrio (ou moderação). Geralmente, nessas ocasiões, o primeiro pensamento que tenho é “o que será que esta pessoa pensa sobre matar com moderação, ou trair com moderação?”. Certa vez me deparei com o conceito de temperança apresentado por Ellen G White. Em seu […]


  • Compartilhar:

shutterstock_177817934Com muita frequência, costumo escutar que tudo pode ser feito se houver equilíbrio (ou moderação). Geralmente, nessas ocasiões, o primeiro pensamento que tenho é “o que será que esta pessoa pensa sobre matar com moderação, ou trair com moderação?”.

Certa vez me deparei com o conceito de temperança apresentado por Ellen G White. Em seu livro Temperança ela escreve: “A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável.” (pág. 138).

Nesta frase simples e direta encontrei o segredo de uma vida equilibrada – dispensar o que é mau e usar com sabedoria o que é bom. Isto serve para todas as áreas de nossa vida.

Trabalhar é bom? Sim. Mas não posso trabalhar ininterruptamente, sem descansar, nem colocar o trabalho acima da minha família. Comer é bom? Sim. Mas não devo comer mais do que o meu corpo necessita ou terei problemas de saúde a curto e a longo prazo. Dormir faz bem? Sim. Dormir é necessário, mas não posso passar uma semana inteira dormindo. Isto certamente afetará outras áreas de minha vida.

Seguindo então este conceito de temperança, aquilo que é bom eu faço na medida certa. E o que é mau? Destas coisas eu devo me afastar.

Xingar, bater, ofender, zombar, tratar com preconceito, trair, estas são algumas formas de agredirmos pessoas. São comportamentos ruins, que não fazem parte de uma vida verdadeiramente equilibrada. Consumir pornografia, contratar serviços sexuais de crianças, adolescentes (e até mesmo de adultos), também são comportamentos que devem ser rejeitados por quem deseja viver uma vida equilibrada.

O tempero é aquilo que dá um sabor especial ao alimento. Uma vida feliz, equilibrada, saudável, requer um bom tempero. Todos os dias temos a oportunidade de temperar de forma adequada a vida ou de dar a ela um sabor ruim. Nossas escolhas diárias definirão nossos resultados.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo