Quebrando o Silêncio

Blog

Seminários e palestras orientam pais na prevenção da violência doméstica

Cuiabá, MT...[ASN] Segundo o portal G1 de Mato Grosso, Cuiabá é referência nacional no combate à violência contra a mulher, sendo que no dia 07 de agosto deste ano, a Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, completou cinco anos de sanção no Brasil. Tendo em vista contribuir para diminuir os índices […]


  • Compartilhar:

Seminários e palestras orientam pais na prevenção da violência doméstica.

Cuiabá, MT...[ASN] Segundo o portal G1 de Mato Grosso, Cuiabá é referência nacional no combate à violência contra a mulher, sendo que no dia 07 de agosto deste ano, a Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, completou cinco anos de sanção no Brasil. Tendo em vista contribuir para diminuir os índices de violência doméstica no estado, o projeto Quebrando o Silêncio encerrou-se no sábado, 27 de agosto, na Igreja Central de Cuiabá e em várias igrejas adventistas do interior mato-grossense.

No sábado, 27 de agosto, Wiliani Marrone, líder geral do projeto Quebrando o Silêncio na América do Sul, esteve na Igreja Central de Cuiabá, onde falou sobre o poder do amor para coibir a violência nas famílias e transformar vidas. Ela enfatizou sobre a responsabilidade que cada pessoa tem de ajudar o próximo. “Erga a sua voz para ajudar quem não consegue buscar ajuda sozinho e se sente fraco e desamparado”, incentiva.

Wiliani lembrou também sobre a responsabilidade dos pais quanto à educação dos filhos, já que segundo ela, o ambiente doméstico vai influenciar diretamente as características e a personalidade da criança.

Ela salientou ainda que a violência pode causar marcas profundas, mas o amor é um mandamento de Deus, o remédio capaz de curar as feridas da alma. “O lar deve ser um pedacinho do céu aqui na Terra e é ali que eu devo viver o amor verdadeiro. É ali que devo doar e amar”, destacou.

Raízes da violência doméstica - No período vespertino, o psicólogo Hernani Silva se aprofundou no tema e ministrou a palestra “Raízes da Violência Doméstica e seus efeitos no Desenvolvimento Humano”.

Conforme explica Silva, a violência afeta na vítima a sua estrutura, autoimagem e visão de mundo. Ele esclareceu sobre os tipos ocorrentes de abuso contra crianças (físico, psicológico e sexual) e quando isto acontece. Além disso, segundo ele, a violência doméstica causa nas crianças transtorno de humor, síndrome de ansiedade, distúrbio na sexualidade, entre outros.

“A criança precisa de um cuidador que lhe garanta os cuidados essenciais para a manutenção da vida. Assim, infelizmente, as pesquisas mostram que a maioria dos criminosos sofreu algum tipo de abuso na infância e não teve esse protetor”, revela.

O psicólogo concluiu enfatizando que a violência doméstica só pode deixar de existir a partir do momento que houver uma transformação no coração e na alma das pessoas. “Apresente-se a Jesus e leve sua família até Ele”, apelou.

Adinéia Zaffani concorda. “A primeira coisa que a gente deve fazer de manhã é apresentar nossa família, nossos filhos e esposo a Jesus através do culto doméstico”, aconselha.

Ela comenta ainda que o respeito é o princípio de tudo dentro da família. “Se você respeita você vai tratar bem, agradar e amar”, lembra.

Annye César conta o que lhe chamou atenção. “A criança que não se controla hoje, ou que não é controlada pelos pais, é o agressor de amanhã. Por isso, a responsabilidade dos pais é educar os filhos no Senhor”, finaliza.

Entrevista à TV Assembleia.

Entrevista à TV Assembleia - Para concluir as atividades deste ano, o projeto Quebrando o Silêncio concedeu hoje, 29 de agosto, às 10h30min uma entrevista para a TV Assembleia, emissora representativa do Poder Legislativo em Mato Grosso. O bate papo foi gravado e será veiculado amanhã (30), às 13h30min (Canal 30-aberto e canal 16-TV a cabo), no quadro “Entrevista da Hora”, apresentado por Jacques Khalil.

A entrevistada foi Cleide Fraga, Coordenadora Pedagógica do projeto Quebrando o Silêncio em Mato Grosso. As perguntas giraram em torno das implicações do bullying no ambiente escolar. Foi debatido ainda como professores e pais devem trabalhar para prevenir e lidar com o problema, que pode prejudicar o aluno no processo ensino-aprendizagem de várias maneiras, afetar a autoestima e levá-lo a abandonar a escola. [Equipe ASN, Ellen Ribeiro]

Fonte: ASN Notícias

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo