Quebrando o Silêncio

Combate ao abuso e violência doméstica

Combate ao abuso e violência doméstica


  • Compartilhar:

Quebrando o Silêncio é um programa educativo promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia contra o abuso e violência doméstica. É realizado na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, e integra uma iniciativa global chamada End it Now.

A violência doméstica afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a qual deixa cicatrizes físicas, emocionais e psicológicas duradouras. É um problema que transcende fronteiras culturais, religiosas e econômicas. Portanto, é crucial que sejam adotadas medidas efetivas para acabar com esse ciclo de abuso, proporcionando suporte às vítimas e punição aos agressores.

Além disso, proteger mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência é uma responsabilidade de todos. Esses grupos frequentemente enfrentam um maior risco de abuso e exploração, e é essencial que a sociedade esteja atenta e engajada em garantir sua segurança e bem-estar.

Ativo desde 2002, o projeto é realizado ao longo de todo o ano, mas tem como marco o quarto sábado do mês de agosto. Nessa data ocorrem fóruns, palestras educativas e preventivas, além de distribuição de materiais informativos, como revistas para crianças, adolescentes e adultos.

Esses conteúdos têm como objetivos:

  • Conscientizar a população, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência através da prevenção. 
  • Orientar as famílias, pais, filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar o apoio necessário junto aos órgãos competentes. 
  • Resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo e fortalecer as relações familiares. 
  • Coibir abusadores. 

  • Compartilhar: