Quebrando o Silêncio

Blog

Anápolis assiste passeata da campanha Quebrando o Silêncio

Anápolis, GO... [ASN] Mais de duas mil pessoas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade de Anápolis-GO, na manhã do dia 22 de agosto. Eles participaram de um grande grito de alerta, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em parceria com os órgãos públicos municipais, através da campanha Quebrando o Silêncio. A ação […]


  • Compartilhar:

Anápolis, GO... [ASN] Mais de duas mil pessoas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade de Anápolis-GO, na manhã do dia 22 de agosto. Eles participaram de um grande grito de alerta, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em parceria com os órgãos públicos municipais, através da campanha Quebrando o Silêncio. A ação iniciou com uma grande aglomeração de pessoas na Praça Bom Jesus, quando os adventistas de toda a região se uniram aos guardas mirins da cidade, aos desbravadores e aventureiros, e saíram por volta das 10 horas da manhã. Eles carregavam faixas e cartazes em protesto contra a violência; e três carros de som também despertavam a atenção dos moradores para as assustadoras estatísticas.

A passeata seguiu pela Rua General Joaquim Inácio até a Praça Americano do Brasil, passou pelas ruas Engenheiro Portela e Barão do Rio Branco até a Avenida Brasil. Deste ponto, as pessoas caminharam pela Avenida Goiás até a Praça Dom Emanuel.

Às 11h20, no ponto final da caminhada, uma grande programação para adultos e crianças esperava a todos, proporcionando atividades de lazer, saúde e educação. Profissionais voluntários promoveram corte de cabelo, aferição de pressão e orientações sobre os malefícios do cigarro.

A unidade móvel do Hemocentro recebeu os doadores de sangue. Órgãos públicos promoveram inscrição para o “Bolsa Família” e educação para o trânsito. Os organizadores aproveitaram a concentração para fazer a arrecadação de alimentos não perecíveis, para serem doados para famílias carentes da região e entidades filantrópicas.

Um show com a Turma do Nosso Amiguinho animou a garotada, que também participou de uma grande oficina de arte, na Tenda Quebrando o Silêncio. No papel, meninos e meninas puderam expressar o que desejam para o futuro, desenhando os seus sonhos e expondo-os na tenda. Monitoras promoveram a leitura da revista em quadrinhos Turma da Paz, orientando as crianças sobre como prevenir a violência. O Coral do Instituto Adventista Brasil Central (IABC) apresentou canções para as pessoas que se aglomeravam na praça.

“Esta grande movimentação representa muito, porque a Igreja se torna mais conhecida na nossa cidade. Quem não nos conhecia, passa a saber quem somos através de um movimento em prol da comunidade. Com a aproximação do poder público municipal também abrimos portas para realizar outras ações. A cidade vendo e ouvindo esta manifestação de hoje, nos enxerga com um olhar diferente”, explicou o pastor Juracy Barros, que coordenou a movimentação em conjunto com os pastores Joel Vilas Boas, Jackson Silva e Arno Nachtigal.

A coordenadora estadual da Campanha em Goiás, e líder dos Ministérios da Mulher na Associação Brasil Central (ABC), comemora os resultados da ação em Anápolis. “A campanha é uma vitória para a Igreja e para a população. A cada ano, a campanha está sendo aprimorada, e todos estamos juntos combatendo a violência. Temos isso como uma missão deixada por Cristo, quando ajudamos ao próximo e dizemos que todos têm dignidade e valor”, conclui Euridéa.

“Oxalá que a Igreja continue com este projeto tão bonito, e, no próximo ano, a prefeitura se unirá ainda mais a esta campanha tão importante para os moradores da nossa cidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Social de Anápolis, Francisco Rosa.

A programação estendeu-se por todo o dia, recebendo muitos moradores da região, que também levaram seus filhos para brincar e aprender sobre a violência. Para realizar o evento a Igreja contou com o apoio da Prefeitura de Anápolis, da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), do projeto Escola Viva, do Conselho Tutelar de Anápolis, do Juizado da Infância e Juventude, do Bolsa Família, do Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD) e da UniEvangélica. Canais de rádio e televisão do município fizeram a cobertura da movimentação. [Equipe ASN - Francis Matos]