Quebrando o Silêncio

Blog

Quebrando o Silêncio: Um testemunho

Aracaju, SE... [ASN] "Eu tinha muito medo dele, mas nesse dia eu não sei o que foi que me deu e eu me senti forte e com coragem, foi quando falei: 'então pode me matar agora porque eu já te denunciei'. Ele me soltou e depois desse dia nunca mais encostou um dedo sequer em […]


  • Compartilhar:

Aracaju, SE... [ASN] "Eu tinha muito medo dele, mas nesse dia eu não sei o que foi que me deu e eu me senti forte e com coragem, foi quando falei: 'então pode me matar agora porque eu já te denunciei'. Ele me soltou e depois desse dia nunca mais encostou um dedo sequer em mim.”

Angelina Leal (nome fictício) sofreu durante muitos anos com as agressões do seu esposo. “Ele muitas vezes chegava bêbado em casa e quando se sentia pressionado me batia, mesmo na frente dos nossos filhos. Certa vez ele me violentou quando eu ainda estava grávida”, conta ela.

O comportamento do seu esposo era inaceitável, mas o misto de paixão e medo que ela sentia por ele a impedia de tomar qualquer providência a esse respeito. Fora isso, além de ter que suportar situações de espancamento, Angelina ainda sofria com o adultério. “Lembro-me que um dia o ouvi falando ao telefone com uma moça. Era uma conversa que denunciava um romance. Perguntei-lhe quem era e ele ficou branco ao perceber que eu ouvira tudo. Tentou dar uma desculpa qualquer, mas eu não suportei. Peguei o telefone e liguei novamente para o último número discado, do outro lado da linha atendeu uma mulher que me contou que o meu esposo vivia correndo atrás dela. Quando ele percebeu que estávamos conversando ficou enfurecido e com muita força me jogou ao chão e me deu vários chutes na barriga e no estômago. Fiquei toda roxa. Aquele dia foi a gota d’água”, relembra.

Com o apoio de alguns poucos familiares, Angelina decidiu quebrar o silêncio. Ela foi à Delegacia da Mulher e denunciou as agressões do seu marido. De alguma forma o seu esposo ouviu rumores de que Angelina planejava denunciá-lo. “Lembro-me que quando ele chegou em casa já estava bravo e me pegou pelo pescoço dizendo que me mataria se eu ousasse fazer uma denúncia. Eu tinha muito medo dele, mas nesse dia eu não sei o que foi que me deu e eu me senti forte e com coragem, foi quando falei: 'então pode me matar agora porque eu já te denunciei'. Ele me soltou e depois desse dia nunca mais encostou um dedo sequer em mim”.

Hoje, após anos do ocorrido, Angelina se arrepende apenas de não ter quebrado o silêncio muito antes. Agora ela é uma mulher feliz, realizada e é casada com um homem que a respeita e a ama de verdade. Tudo porque ela teve coragem de “quebrar o silêncio”. [Equipe ASN – Rafaella de Oliveira]

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo