É possível superar

Artigos

É possível superar

Por

O caminho pode ser longo, mas a superação é possível.

O caminho pode ser longo, mas a superação é possível.

Quem sofreu algum tipo de abuso ou exploração sexual, tem um longo caminho a trilhar rumo a superação dos traumas. As consequências são muitas, a curto e longo prazo, mas a superação é possível.

Nancy Clarck e Catherine Kroeger sugerem três passos para esta superação:

  1. Ouse sonhar
  2. Fale
  3. Aceite ajuda

Para a superação de traumas como os causados pela violência sexual, é preciso vislumbrar uma realidade diferente e cultivar esperança para o futuro. Talvez inicialmente isso pareça impossível para a vítima, mas se ela começar a desenvolver este olhar com pequenas coisas poderá dentro de algum tempo vislumbrar um futuro melhor.

Enquanto que guardar a dor para si pode ser muito prejudicial, expor aquilo que sente, suas ansiedades e temores contribui para a recuperação. Ao expormos nossas angústias podemos não apenas desabafar, mas também reorganizar mentalmente nossa realidade e nosso sofrimento.

O apoio social (da família e dos amigos, por exemplo) assim como a ajuda profissional, também são muito importantes no enfrentamento do trauma sofrido. Poucas coisas nesta vida nós enfrentamos com sucesso quando estamos completamente sozinhos. Especialmente em casos tão graves como os da violência sexual, o enfrentamento requer apoio e orientação. Aceitar este apoio é um grande e importante passo a dar.

Na revista da Campanha Quebrando o Silêncio deste ano, você encontra mais dicas de como superar este tipo de trauma, no artigo “Caminho da Recuperação”. Para ler, clique aqui.