Quebrando o Silêncio

Blog

Drogas psicoativas e seus efeitos no cérebro

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, droga é qualquer substância que altera o funcionamento do organismo e que não é produzida por ele. Existem aquelas que chamamos de lícitas – como os remédios que compramos em drogarias com a finalidade de tratar alguma doença – e as chamadas ilícitas ou ilegais. Existe um tipo […]


  • Compartilhar:

cérebroDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, droga é qualquer substância que altera o funcionamento do organismo e que não é produzida por ele. Existem aquelas que chamamos de lícitas – como os remédios que compramos em drogarias com a finalidade de tratar alguma doença – e as chamadas ilícitas ou ilegais.

Existe um tipo de droga chamado de psicoativa ou psicotrópica. Estas são drogas que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), e são classificadas de acordo com seus efeitos nele como depressoras, estimulantes e perturbadoras.

As drogas depressoras são aquelas que tornam mais lento o funcionamento do SNC. Entre seus efeitos está a sonolência e, por isso algumas dessas substâncias também são chamadas de “sedativos”. O álcool e os ansiolíticos são drogas depressoras do SNC.

As drogas estimulantes aceleram o funcionamento do SNC, provocando agitação, excitação, insônia, entre outros efeitos. alguns exemplos são cocaína, crack, anfetaminas e a nicotina.

As drogas perturbadoras produzem alterações no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na capacidade de discriminar corretamente o tempo e o espaço. Essas drogas também são chamadas de alucinógenas ou psicodélicas. Alguns exemplos são maconha, êxtase e LSD.

Independente do efeito específico que possuem no SNC, o fato é que toda droga psicoativa interfere no funcionamento normal do cérebro, e consequentemente da mente. Entre as várias razões pelas quais as pessoas utilizam drogas está o fato de esta ser uma fonte de prazer, ou pelo menos uma forma de reduzir um desconforto mental. O sistema de recompensa do cérebro é estimulado pelo uso dessas substâncias. Por isso, encontrar prazer em outros hábitos é essencial para vencer o vício em drogas. 

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo