Quebrando o Silêncio

Blog

Como prevenir o cyberbullying?

O bullying e o cyberbullying são práticas que causam dor, humilhação, sofrimento, medo e tantos outros sentimentos e consequências ruins. Felizmente algumas ações têm sido feitas no sentido de prevenir, orientar e proteger pessoas quanto aos efeitos desses comportamentos, que em muitas casos são devastadores. O programa Quebrando o Silêncio de 2011 é um ótimo […]


  • Compartilhar:

(Imagem: NLshop/Shutterstock)

O bullying e o cyberbullying são práticas que causam dor, humilhação, sofrimento, medo e tantos outros sentimentos e consequências ruins. Felizmente algumas ações têm sido feitas no sentido de prevenir, orientar e proteger pessoas quanto aos efeitos desses comportamentos, que em muitas casos são devastadores. O programa Quebrando o Silêncio de 2011 é um ótimo exemplo.

Sabemos que o bullying refere-se a toda ação de zombaria, calúnia, difamação, agressão, discriminação, rotulação, etc. e que uma pessoa pode ser vítima no lar, na escola, na igreja ou em qualquer outro grupo social. Neste artigo, trataremos sobre o cyberlluying na escola, que alcança alunos e professores.

De forma geral, podemos definir o cyberbullying como toda prática de zombaria, calúnia, difamação, agressão, discriminação, rotulação, etc., continuada ou não, que ocorre no ciberespaço, ou melhor, na internet. Os agressores valem-se da possibilidade de publicar fotos editadas, mensagens de texto ou vídeos em redes sociais, blogs ou sites. Em muitos casos, o anonimato ou a falsa identidade são estratégias usadas para se esconder a atitude vil.

Como orientadora educacional, acompanhei alguns casos de cyberbullying – casos mais simples, como  postagens de scraps no Orkut do tipo “Não vou mais ser amiga da fulana, ela é muito chata”, até a publicação de vídeos ou fotos de adolescentes nus, resultantes de conversas pelo MSN. Com certeza, o grau do impacto sobre as vítimas é diferente para cada caso; mas aprendi que, por mais simples que um fato possa parecer aos olhos adultos, o sofrimento infantil ou adolescente pode ser gigantesco. Por isso, nossa atenção, consideração e orientação precisam ser efetivas sempre.

Felizmente, muitas das ocorrências de cyberbullying podem ser resolvidas apenas conversando-se com os alunos envolvidos. Na maioria das vezes, logo na primeira conversa, a fórmula "problema concreto resolvido = comentário ou foto retirada" funciona. Lembremos que os problemas expostos no mundo virtual são diversas vezes reflexos dos problemas vividos no mundo real. A internet funciona, em muitos casos, como um meio intensificador da agressão, pois gera mais exposição. Então, quando ajudamos nossas crianças e adolescentes a resolver seus problemas concretos, com certeza minimizamos muitos casos virtuais.

Mas o que fazer nos casos mais graves, quando fotos são editadas ou vídeos comprometedores são postados e toda a escola fica sabendo? Os primeiros passos começam antes mesmo de o fato ocorrer. Palestras informativas para pais e alunos precisam ser realizadas, inclusive informando sobre as consequências criminais que tais atos, assim como uma agressão física, podem acarretar. Segundo a psicóloga Tércia Barbalho, coordenadora do curso de Psicologia do Unasp–SP, o agressor também precisa ser conscientizado de que seu ato causa dor, pois em muitos casos tal sentimento não é sequer percebido ou dimensionado.

Além de informação, os alunos precisam encontrar na escola pessoas em quem possam confiar, mesmo em meio a situações vexatórias. Não se trata de assumir o papel da família, mas de nos apresentar como fonte segura para ajudá-los a resolver o problema.

Ao se tomar conhecimento do fato, medidas rápidas precisam ser tomadas, pois a disseminação pela internet é acelerada. Os alunos precisam ser conscientizados de que precisam falar rapidamente para os pais e para a escola sobre o fato. Assim como nos casos mais simples, precisa ocorrer uma conversa com ambas as partes, no caso de alunos da mesma escola, e ser retiradas as postagens o mais rápido possível. Todos os responsáveis devem ser comunicados. Caberá à escola tomar as medidas disciplinares correspondentes.

O ideal nesses casos é associar as medidas disciplinares com o atendimento psicológico para a vítima e para o agressor. A família também deve ser orientada e participar ativamente das medidas. Em muitos casos, a exposição causa sério constrangimento; nesse caso, a escola precisará analisar a transferência de turno e talvez de escola.

E o que fazer quando o vídeo ou foto tiver sido replicada para sites diversos, quando o agressor for anônimo ou quando ele não for aluno da escola? Oriente a família a:

1. Denunciar para a própria rede social o usuário e o conteúdo postado. Muitas das redes sociais eliminam o conteúdo ou o perfil em casos graves. Observe as opções do Orkut e Facebook respectivamente nas figuras a seguir.
2. Usar todos os sistemas de denúncias e esclarecimentos dos sites:

3. Bloquear o usuário que fez a postagem e não revidar pela internet.
4. Em muitos casos, será melhor até encerrar o perfil do aluno nas redes sociais. Tal atitude poderá minimizar  a visualização de comentários sobre o fato.
5. Copiar o conteúdo da tela com o recurso "print screen" do teclado ou mesmo salvar o conteúdo da postagem para uma posterior comprovação ou identificação do agressor.
6. Consultar delegacias especializadas em crimes virtuais. Veja alguns endereços em: http://www.jurisway.org.br/v2/dropsjornal.asp?pagina=&idarea=&iddrops=391
7. Caso o conteúdo tenha sido postado em sites comerciais ou privados e  a situação não possa ser resolvida por vias administrativas, a família poderá ajuizar uma ação no Judiciário solicitando a retirada do conteúdo às empresas responsáveis pelos sites.

Por isso, além de conhecermos os sentimentos de nossos alunos, suas necessidades e frustações, precisamos entender como as redes sociais e demais serviços da internet funcionam. Tal conhecimento, em muitos casos, ajudará a entendermos o alcance dos atos, descobrirmos formas de resolver o problema ou ainda aproximar-nos dos alunos, por demonstrarmos que entendemos o que eles falam.

Alunos e professores podem ser vítimas do cyberbullying. Caso ocorram casos com docentes, os procedimentos deverão ser os mesmos. Ao detectar o fato, o professor deverá informar a escola o mais rápido possível a fim de se identificar os agressores, conversar com eles e buscar a retirada do conteúdo.

No entanto, por mais que acionemos os mecanismos disponíveis para a retirada dos conteúdos publicados, em alguns casos o processo não é imediato. Portanto, a principal medida a  ser tomada é a conscientização preventiva, incluindo a orientação quanto ao aumento do risco de ser uma vítima devido ao uso inadequado dos recursos das redes sociais.

Para professores, capelães, orientadores, coordenadores, psicólogos educacionais, diretores, monitores, preceptores e outros que se inserem nas redes sociais com o salutar objetivo de conhecer mais seus alunos e aproximar-se deles, gostaria de deixar as seguintes dicas:

  1. Crie um perfil profissional, diferente de seu perfil pessoal, nas redes sociais para adicionar alunos.
  2. Cuidado com as fotos, vídeos e comentários que postar.
  3. Não passe sua senha para alunos, mesmo para aqueles mais "bonzinhos".
  4. Não permita que alunos observem a digitação de sua senha no laboratório de informática ou na sala de aula, por exemplo.
  5. Caso seja vítima, copie o conteúdo das telas com o recurso "print screen".
  6. Leve o caso para a direção do colégio o mais rápido possível. Não tente resolver sozinho, mesmo se o caso for muito vergonhoso.
  7. Promova a conscientização dos alunos.
  8. Além de educar a todos em caso de agressão anônima, denuncie os culpados quando possível.

O cyberbullying é uma realidade dura enfrentada por educadores atualmente, mas o medo não deve nos dominar. Devemos buscar esclarecimentos, formas de prevenção e soluções para o problema. Agindo dessa forma, confiantes na capacidade que o nosso Deus quer nos outorgar, poderemos ser instrumentos para acabar com o sofrimento de muitas crianças e adolescentes.

 

Fonte: Site da Educação Adventista

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo