Quebrando o Silêncio

Blog

Campanha Quebrando o Silêncio chama a atenção em Araçatuba

Araçatuba, SP… [ASN] A cidade de Araçatuba, na região oeste do Estado de São Paulo, conheceu no último sábado, dia 10 de outubro, a campanha de prevenção contra a violência doméstica, que é desenvolvida no mundo todo pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Com o lema "Quebrando o Silêncio", os membros da igreja aproveitaram o […]


  • Compartilhar:

Araçatuba, SP… [ASN] A cidade de Araçatuba, na região oeste do Estado de São Paulo, conheceu no último sábado, dia 10 de outubro, a campanha de prevenção contra a violência doméstica, que é desenvolvida no mundo todo pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Com o lema "Quebrando o Silêncio", os membros da igreja aproveitaram o sábado e foram às ruas formando uma carreata, com direito a um trio-elétrico, que chamou a atenção da população para a questão do abuso. Além da manifestação que circulou pelos bairros, foram feitas, durante o dia, diversas apresentações em praça pública, que atraíram quem circulava pelo calçadão. A campanha da igreja contou com o apoio das secretarias de Cultura e da Ação Social da cidade e também da Delegacia da Mulher. O objetivo do projeto é trazer informações e soluções para as vítimas do abuso e criar oportunidades de mudança para o agressor.

Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, indicam que dezoito mil crianças, menores de quatorze anos, são vítimas de violência doméstica diariamente no Brasil. Ao contrário do que se imagina no entanto, o maior perigo de violência contra crianças e adolescentes não mora nas esquinas ou nas ruas, está dentro de casa. "Infelizmente aquilo que aparece é apenas uma pequena parcela, os números só apontam quem procura ajuda" explica Sérgio Raposo Calixto, coordenador do Conselho Tutelar de Araçatuba. Segundo o pastor Willy Charle, coordenador local da campanha, "além de orientar seus próprios membros, a igreja deve atuar junto à comunidade para ajudar a quebrar o silêncio". A secretária da Ação Social e primeira dama da cidade, Aparecida Severiano Lacerda e Silva agradeceu o apoio da igreja: "nós temos que contar com a igreja, esse tipo de ação só acrescenta".

Além dos membros da igreja e das autoridades que compareceram, o programa teve a participação especial da Turma do Nosso Amiguinho, dos Desbravadores e dos Aventureiros. Na passagem pelos bairros, mais de 5 mil revistas de alerta sobre o tema foram distribuídas. Todo esse empenho da igreja despertou o interesse da imprensa local. Durante o dia, rádios e periódicos impressos da cidade fizeram a cobertura do evento. A emissora local do SBT também fez uma reportagem sobre o trabalho da igreja e a veiculou no noticiário de segunda-feira para todo o oeste paulista.

No próximo ano, Araçatuba deverá ter uma semana inteira dedicada à campanha promovida pelos adventistas. O respectivo projeto será apreciado pela Câmara Municipal já no próximo mês. [Equipe ASN – Lisandro Staut]