Barra de Santo Antônio, AL... [ASN] Todos os dias milhares de pessoas são vítimas de violência doméstica no Brasil. Por isso, os adventistas da cidade da Barra de Santo Ant��nio, distante 40km da capital Maceió, decidiu dar um grito contra no dia 22 de setembro. Através do projeto Quebrando o Silêncio, os fiéis realizaram palestras durante a manhã do sábado, orientando familiares, amigos e vizinhos das vítimas a como lidar com a situação; durante à tarde, uma grande passeata foi desenvolvida percorrendo quase todo o município.
“A violência e o abuso no lar são algo terrível! Os lares são palcos constantemente para a violência!”, alerta o professor da Universidade Federal de Alagoas Abel Washington e palestrante do evento. As palestras foram ministradas no sentido judiciário e psicológico, apontando os traumas e o caminho da superação. A promotora de justiça Salete Adorno esteve orientando a população a como lidar, de forma legal, quando se há o abuso ou a agressão.
“O abuso de crianças diz respeito a um ato cometido por um pai, responsável ou pessoa em posição de confiança, mesmo que não cuida da criança no dia a dia; ato que não seja acidental e que prejudique ou ameace prejudicar a saúde física ou mental e o bem-estar da criança”, orienta a psicóloga Cícera Albuquerque. Algumas vítimas ou familiares puderam conversar com os palestrantes, de maneira sigilosa, e compartilhar a sua luta, buscando informações.
Todo o projeto foi apoiado pela Prefeitura Municipal e das escolas públicas. A passeata reuniu alunos, mães, Desbravadores e pessoas interessadas em acabar com essa violência. Ao som das fanfarras dos Desbravadores, os moradores saíam as ruas e recebiam um folheto ou uma revista com orientações práticas. Os moradores da Barra de Santo Antônio agora adotarão novas medidas de prevenção. Se você é vítima de abuso ou violência, dique 100 e denuncie! [Equipe ASN, Patrick Rocha]