"Adolescente comete suicídio após ter vídeo íntimo publicado na internet”, “Adolescente comete suicídio após divulgação de fotos íntimas na internet”. Você pode procurar por qualquer uma dessas manchetes, e encontrará diversas notícias acerca de adolescentes de diferentes idades e países que cometeram suicídio após terem sua imagem exposta de forma inadequada na internet.
Vivemos em uma cultura que prega a liberdade do sexo, que ensina aos jovens que eles podem ter experiências sexuais com quem desejarem, e que incentiva que vídeos e fotos sejam produzidos e publicados sem muito critério (basta ver quanta coisa desnecessária é compartilhada na web atualmente). Este parece ser um tempo em que as pessoas agem primeiro e pensam depois. Como isto é perigoso!
Neste contexto, muita gente comum tem se tornado protagonista de conteúdos pornográficos que em algum momento são divulgados na internet e tornam suas vidas um verdadeiro pesadelo. Se o medo é uma espécie de proteção que temos, para evitar situações como essas, a vergonha é uma ferida difícil de curar. É em resposta a este sentimento terrível que muitos optam por acabar com suas vidas.
“Eu nunca correria um risco desses”, você pode pensar. Mas não conte com a sorte! Ano passado, uma moça conhecida minha pediu ajuda no facebook para denunciar uma página que haviam feito usando fotos dela. O perfil falso a apresentava como uma garota de programa, e as imagens utilizadas eram as que estavam disponíveis em seu próprio facebook. Felizmente ela encontrou essa página e pode denuncia-la antes que uma situação constrangedora ocorresse.
Medidas de segurança são muito bem vindas para evitar situações como estas. Como medida de segurança, nunca se exponha de forma íntima diante de uma câmera, ainda que seja para alguém que você confie muito. Evite publicar fotos que exponham seu corpo na internet (fotos com roupa de banho podem ser facilmente manipuladas para propósitos infelizes). Evite que pessoas desconhecidas tenham acesso às suas redes sociais (você nunca sabe quem de fato está do outro lado do computador). Caso alguma situação constrangedora ocorra com você na internet, converse imediatamente com seus pais ou com um adulto de confiança que possa lhe ajudar a solucionar o problema.