Colocar em prática estes recursos ajudará você a ter vida plena e maior bem-estar. São eles:
Água pura
Indispensável para a vida, o corpo é composto por cerca de 60% de água. Cada tecido, órgão e sistema funciona à base de líquidos. A água ajuda a hidratar a pele e controla a temperatura do corpo. Recomenda-se consumir pelo menos 2 litros de água por dia (8 a 10 copos).
Descanso suficiente
Uma boa qualidade de vida depende muito dos hábitos de descanso. Cada célula do corpo necessita descansar por um período suficiente a cada dia, especialmente os neurônios. O descanso promove a eficiência mental e física do corpo, reanimando as defesas do organismo. O uso sábio do descanso dá saúde e restauração, relaxa e promove a recuperação das energias gastas. A recomendação é ir para a cama cedo e dormir pelo menos de 7 a 8 horas.
Exercício físico
Embora se saiba que o exercício físico é vital para preservar a saúde, poucos dedicam tempo a praticá-lo. É necessário caminhar pelo menos 30 minutos diários ou investir o mesmo tempo em alguma outra atividade física.
Luz solar
A luz do sol é imprescindível para que o organismo produza vitamina D, indispensável para a absorção de cálcio e sua utilização para os ossos. Além disso, a luz solar ajuda a liberar a serotonina, o neurotransmissor da felicidade, que mantém a pessoa alerta, ajuda a controlar a ansiedade e o apetite, dá mais saciedade, melhora o estado de ânimo e colabora com o processo de aprendizagem.
Ar puro
O oxigênio é fundamental para preservar a vida. Entre outras coisas, ele é indispensável para a oxidação dos alimentos, liberando a energia necessária para o corpo. Por isso, é necessário começar cada dia com respirações profundas em um lugar aberto, manter a casa ou quarto bem ventilado e, sempre que possível, sair da cidade para respirar um ar mais puro.
Temperança
A temperança pode ser definida como abstinência do mau e consumo moderado do bom. Existem muitos produtos que são nocivos à saúde (tabaco, álcool, bebidas estimulantes e drogas), dos quais deve-se afastar.
Esperança e confiança em Deus
O estado mental afeta diretamente a saúde. Por exemplo, uma pessoa depressiva e mal-humorada ficará mais tempo doente do que uma que vê todas as coisas de forma positiva. A maioria das doenças físicas vem da mente. Os doentes que desejam ser curados têm mais possibilidades que aqueles que já perderam toda a esperança. Por isso, é necessário tentar manter um equilíbrio entre a dimensão física, a mental e a espiritual. Uma boa maneira de conseguir isso é por meio da fé em Deus, porque ele pode ajudar você a enfrentar os desafios e problemas.