A organização do evento “Quebrando o Silêncio”- contra a violência doméstica - quer reunir na orla de Jardim Camburi, em Vitória, Espírito Santo, 10 mil pessoas. O ato acontece no próximo dia 24 e tem por objetivo a prevenção contra o abuso e a violência doméstica, seja de mulheres, idosos ou crianças.
A concentração será no Tancredão, em Vitória; no Terminal de Laranjeiras e na Praça Encontro das Águas, na Serra. Desses pontos, por volta das 16h, os participantes seguem em carreata até a orla de Camburi. Um palco será montado na areia da praia, próximo ao Hotel Aruan. Além de orações, pregações e debate sobre o tema, o cantor gospel Marquinhos Maraial se apresentará. O evento é gratuito.
De acordo com Sara Guimarães Lima, diretora do Ministério da Mulher, Criança e Adolescente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o foco das ações de prevenção à violência doméstica acontece no mês de agosto. Deste modo, ações semelhantes acontecerão em outros Estados brasileiros e também em oito países da América do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Ela coordena os trabalhos no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O projeto é desenvolvido há 11 anos. A campanha ocorre dentro das igrejas adventistas durante todo o ano. Porém, uma das suas principais ações ocorre sempre no 4º sábado do mês de agosto. “É o dia de ênfase contra o abuso e a violência, a qualquer tipo de violência doméstica, praticada contra idoso, criança e a mulher”, destacou Sara.
Dóris Fernandes
ES Hoje