Quebrando o Silêncio

Blog

Sempre há uma saída

Nunca me esqueço daquele dia quando, ao sair de uma visita a um centro de recuperação de dependentes químicos, um dos internos se aproximou, me abraçou e disse: “Muito obrigado por este lugar existir. Aqui encontrei recuperação do meu vício e entreguei a vida a Deus para que ele me restaure. Em alguns dias retornarei […]


  • Compartilhar:

Captura de Tela 2016-08-18 às 13.42.14Nunca me esqueço daquele dia quando, ao sair de uma visita a um centro de recuperação de dependentes químicos, um dos internos se aproximou, me abraçou e disse: “Muito obrigado por este lugar existir. Aqui encontrei recuperação do meu vício e entreguei a vida a Deus para que ele me restaure. Em alguns dias retornarei para meu estado de origem. Decidi voltar a estudar e vou me casar. Ore por mim.”

Essas palavras ainda ecoam em minha mente e me fazem pensar que, apesar de todo o drama que envolve a dependência química e o alcoolismo, existe esperança de cura e restauração. Depois de algumas semanas, vi na página do Facebook desse rapaz as fotos de seu casamento e senti uma alegria profunda. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Em meio ao desespero causado pelas drogas, foi exatamente isso o que esse jovem fez.

Para vencer o álcool, as drogas ou qualquer outro vício, o dependente precisa de ajuda. Não é possível vencer sozinho. Falando com pessoas que foram usuárias de drogas ou alcoólatras sobre como venceram o vício, além do tratamento em si, normalmente elas dividem as razões em três: bom acolhimento por grupos de ajuda ou comunidades terapêuticas, apoio da família e amigos e, fundamentalmente, a confiança no poder de Deus.

Ajuda de grupos de apoio

Além das consequências físicas no organismo do alcoólatra ou usuário de drogas, há também o isolamento por parte do viciado e o distanciamento por parte de amigos e até mesmo familiares causados pela desconfiança e muitas vezes pelo medo. Por essa razão, os grupos de ajuda e comunidades terapêuticas são tão importantes no processo de recuperação dessas pessoas.

Entretanto, o primeiro passo a ser dado por quem vive isso na pele é o reconhecimento de que precisa de ajuda e de que sozinho não poderá vencer o vício. A solidariedade de pessoas que estão enfrentando as mesmas lutas é fundamental no processo de recuperação. Nesse sentido, Salomão nos apresenta um sábio conselho: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Eclesiastes 4:9, 10).

O papel fundamental da família

Conheci outro jovem dependente químico que teve sua vida quase que totalmente destruída pelo vício, até que ele decidiu dar uma chance a uma comunidade terapêutica cristã onde esteve por vários meses.

Enquanto ele se tratava, sua mãe orava por ele todos os dias, pedindo que Deus ajudasse na recuperação dele.

Destaco aqui a importância do apoio da família – nesse caso, de uma mãe que orava e acreditava no seu filho. Para um dependente químico ou alcoólatra, a pior coisa que ele pode sentir é o distanciamento por parte da família e dos amigos.

Infelizmente, muitas vezes são os conflitos de uma família disfuncional que levam jovens e adultos a buscar refúgio nas drogas e no álcool. Falando da importância do lar, a escritora norte-americana Ellen White escreveu o seguinte: “O lar deve ser tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com os outros” (O Lar Adventista, p. 15). Se você tem um filho, ou um parente dependente químico ou alcoólatra, não se esqueça: ele precisa de sua ajuda e conta com ela.

Confiança no poder de Deus

É comum ouvir dos que já passaram por essa experiência que o vício é muito mais forte do que eles e que não têm forças para vencer, especialmente depois de crises de abstinência. É verdade, o vício é muito mais forte e é por essa razão que precisam de ajuda. Porém, somente a ajuda de tratamentos, da família e dos amigos não é suficiente. Precisam de algo superior, de um poder mais forte que os vícios.

A Bíblia nos fala de um homem que teve de lutar contra forças muito maiores do que ele, mas que encontrou o segredo da vitória. Esse homem foi o apóstolo Paulo. Veja o que ficou registrado na Bíblia: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

A luta contra os vícios não é somente física; é uma luta espiritual, pois as drogas e o álcool são uma das faces mais devastadoras do pecado na vida dos seres humanos. Mas em que Paulo encontrou a vitória? Note o que ele diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Quem era aquele que o fortalecia? É o mesmo que nos faz o convite: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Como ter acesso a esse poder? Aproximando-se de Deus por meio da oração, do estudo da Bíblia e do relacionamento diário com Jesus. Esse é o grande segredo.

Nessa luta, todos temos algo em comum, pois dependemos do poder maior daquele que nos convida para irmos a ele. Sim, é possível vencer as drogas e o álcool, “pois em Cristo, aquele que nos amou, somos mais que vencedores” (Romanos 8:37).

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo