Quebrando o Silêncio

Blog

Aposte na saúde

Em novembro de 2005, a influente a enfermidade, em qualquer de suas formas, revista National Geographic publicou uma extensa reportagem sobre as descobertas da ciência com respeito à longevidade. Os cientistas visitaram algumas comunidades onde as pessoas parecem ter descoberto a fonte da juventude. Em Loma Linda, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estudou-se um grupo de […]


  • Compartilhar:

Captura de Tela 2016-08-18 às 13.46.19Em novembro de 2005, a influente a enfermidade, em qualquer de suas formas, revista National Geographic publicou uma extensa reportagem sobre as descobertas da ciência com respeito à longevidade. Os cientistas visitaram algumas comunidades onde as pessoas parecem ter descoberto a fonte da juventude. Em Loma Linda, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estudou-se um grupo de adventistas do sétimo dia que estão entre os campeões da longevidade na América do Norte. Marge Jetton foi uma das pessoas entrevistadas. Ao completar 100 anos, ela renovou sua carteira de motorista por mais cinco. O artigo diz que a mulher centenária e outros adventistas vivem dez anos mais que seus compatriotas norte-americanos. Juntamente com os habitantes de Sardenha, na Itália, e Okinawa, no Japão, esses moradores integram as chamadas “zonas azuis”, lugares em que se vive mais e melhor.

O conceito bíblico da saúde

Uma unidade indivisível: A Bíblia apresenta uma visão integral do homem. Essa visão integral sustém que todas as dimensões do ser humano (espiritual, física, mental e social) estão interconectadas em uma unidade indivisível, e que a salvação apresentada pela Bíblia não somente se refere a um evento futuro, mas que afeta a vida presente.

À imagem de Deus: Outro conceito fundamental com respeito à saúde na Bíblia é a convicção de que Deus é o criador da vida e, desta maneira, o restaurador da saúde e do bem-estar. O relato de Gênesis apresenta que Deus criou um ambiente perfeito, “muito bom” (Gênesis 1:31). Nesse contexto, o ser humano foi criado como uma entidade completa e em perfeito estado (Gênesis 2:7, 21-22). Os capítulos 1 e 2 de Gênesis apresentam um mundo totalmente diferente do que experimentamos na atualidade. A entrada do pecado (Gênesis 3) introduziu um processo degenerativo que debilita as forças vitais até a morte. Assim, um conceito central da religião bíblica é que a saúde e o bem-estar são o desígnio de Deus e que nunca esteve no plano original.

Administradores da saúde: De acordo com a Bíblia, Deus é não apenas o autor da vida, mas também segue sendo seu mantenedor. No entanto, ele confiou o cuidado da vida nas mãos de Adão, Eva e seus descendentes (Gênesis 2:15, 16). Deus deixou indicações à raça humana com respeito ao cuidado e à preservação do mundo criado e da vida, e fez advertências para aqueles que abusarem de ambos. De fato, a Bíblia explica que o corpo é o templo do Espírito Santo, e que é dever de cada um cuidar dele ao preservar a saúde (1 Coríntios 6:19, 20).

De causa a efeito: As leis de causa e efeito operam tanto no âmbito moral como no físico. O bem-estar procede da maneira em que se utiliza a liberdade para tomar decisões (Deuteronômio 30:19). Cada uma delas acarreta consequências (Gálatas 6:7-10). Neste sentido, a saúde integral depende do estilo de vida. É importante não somente conhecer as leis da saúde, mas também colocá-las em prática (veja o quadro “Os oito remédios naturais”, na página 34).

O Médico dos médicos: Quando Jesus veio a este mundo, declarou que sua missão era “proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18, 19). O evangelho de Mateus apresenta a tripla missão de Jesus: pregar, curar e ensinar (Mateus 4:23). Além disso, muito em breve, quando Jesus vier para buscar seu povo e recriar as condições originais para o mundo, a enfermidade já não mais existirá (Apocalipse 21:1-4). Até então, Cristo pode perdoar seus pecados, trazer paz ao seu coração e ajudá-lo a tomar as melhores decisões com respeito à saúde. O desejo de Deus é: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde” (3 João 1:2).

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo