Quebrando o Silêncio

Blog

Ações quebram o silêncio no mês de Agosto

Durante o mês de agosto, diversas ações do Projeto Quebrando o Silêncio foram realizadas em 8 países da América do Sul. O quarto sábado do mês de agosto, que este ano caiu no dia 23, é o dia de dar ênfase a esta campanha. Por isto, muitas das ações se concentraram no último final de […]


  • Compartilhar:

24_agosto_2014Durante o mês de agosto, diversas ações do Projeto Quebrando o Silêncio foram realizadas em 8 países da América do Sul. O quarto sábado do mês de agosto, que este ano caiu no dia 23, é o dia de dar ênfase a esta campanha. Por isto, muitas das ações se concentraram no último final de semana. Até o fim do mês, ainda outras ações estão programadas para ocorrer, todas com o objetivo de conscientizar a população acerca de formas de combate e prevenção contra a violência, e de levar esperança àqueles que vivem esta realidade. Confira a seguir um pouco do que já aconteceu no Brasil:

AMAZONAS

No domingo, dia 10, foi realizada a 2ª edição da “Corrida Quebrando o Silêncio”, em Manaus. Nesta edição, o tema abordado foi “Pedofilia", e teve como propósito incentivar a conscientização da sociedade para uma problemática que envolve principalmente o público infantil e adolescente. A ação ocorreu na Avenida das Torres e contou com aproximadamente seis mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Corredores profissionais e amadores, todos estavam juntos no mesmo propósito de impactar a cidade contra a Pedofilia. A Corrida foi dividida em duas categorias, 10 km para os profissionais e 5 km para os amadores. Para o público infantil, foi promovida a “Corrida Kids “, na qual, mais de 500 crianças estiveram participando. Competindo nas suas respectivas idades, esses pequenos se divertiram e se alegraram com a ação. Divididas em categorias as crianças demostraram seu empenho e sua força por uma causa que vai além de uma simples competição.

SÃO PAULO

No oeste paulista foram distribuídos 500 mil folhetos e 24 mil revistas. Para chamar a atenção da cidades sobre o perigo, os membros promoveram passeatas e carreatas no dia 24 de agosto. Os núcleos da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) em algumas cidades se uniram para anunciar a paz.

Em Presidente Prudente a ação contou com a participação do coral de crianças do centro da ADRA. Os participantes acompanharam uma encenação sobre o tema violência e palestras sobre o tema.

Em São José do Rio Preto foi realizada uma carreata com 60 carros decorados com balões brancos no bairro Parque Cidadania. Enquanto a carreata era realizada, os Clubes de Desbravadores e Aventureiros da cidade entregaram panfletos e outros materiais explicativos sobre o tema. Houve também a apresentação do coral de crianças do núcleo, de um Clube de Desbravadores e outra do Clube de Aventureiros.

Em Castilho, a passeata foi realizada no centro da cidade. Após a ação, os membros da Igreja Adventista na região e vereadores da cidade assistiram uma palestra sobre o tema. Em Sabino, cidade próximo a Lins, a campanha contou com a participação dos desbravadores da região. Em Promissão, Franca e Teodoro Sampaio, as cidades ficaram impressionadas ao verem o empenho da Igreja Adventista na campanha.

Em Barretos, a distribuição coincidiu com a tradicional festa do peão da cidade. Os membros aproveitaram a movimentação na região para entregar o material explicativo. Em apenas meia hora foram cerca de sete mil panfletos entregues. Em Junqueirópolis a ação foi centralizada com palestras em uma escola pública. A iniciativa teve a parceria com a polícia militar.

PARÁ

No oeste do Pará, o principal foco da campanha Quebrando o Silêncio foram as escolas públicas. É estimado que, pelo menos, 150 instituições foram atingidas pelo projeto na região.

RONDÔNIA

Em Porto Velho, a Igreja Adventista do Sétimo Dia central participou da iniciativa com várias atividades. Foram visitas a escolas, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no sábado, dia 23 de agosto, foi realizado o “Pit Stop Pela Paz”, em que vários ministérios estiveram envolvidos, como Ministério da Mulher, Aventureiros, Desbravadores, Jovens e os Surdos Adventistas.

RIO DE JANEIRO

No centro de Araruama, região dos lagos do Rio de Janeiro, as ações criativas de quase 350 pessoas despertaram a curiosidade da população. Ao longo de aproximadamente dois quilômetros, os participantes levaram cartazes e faixas mencionando os diversos tipos de violência e distribuíram seis mil literaturas, dentre livros missionários e folhetos com o foco deste ano – o turismo sexual. Um caminhão de som foi na frente incentivando a população a denunciar qualquer tipo de abuso. A passeata terminou na Praça da Bíblia, onde foram feitos, durante toda a tarde, atendimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação judicial e assistência pastoral.

GOIÁS

No Shopping Portal Sul, em Goiânia, uma equipe com mais de 300 pessoas entregou cerca de três mil revistas do projeto. Apresentação musical e a fanfarra do Clube de Desbravadores fez parte do programa.

Em Rio Verde, a mobilização foi notícia em toda a cidade, inclusive no canal da TV Record. Uma tenda de orientação contra a violência foi montada em um ponto estratégico. Materiais sobre o assunto foram distribuídos à população.

Os alunos do Colégio Adventista Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, saíram em uma passeata nos arredores da instituição para alertar os moradores e pessoas que por ali passavam sobre a violência. Com apitos, faixas e cartazes, os alunos distribuíram folhetos e revistas informativas para todos os que encontraram no caminho.

MINAS GERAIS

Em Montes Claros e o norte de Minas aconteceram diversas ações do Quebrando o Silêncio em diferentes bairros. A igreja adventista do bairro Vila Greice realizou a iniciativa no bairro Joaquim Costa. Neste local em especifico, parcerias foram feitas com uma faculdade particular da cidade, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Secretarias Municipal de Saúde e de Esportes. Durante toda a manhã e tarde do domingo, a comunidade recebeu orientações sobre a importância de se denunciar abusos e violência contra crianças, adolescentes e as mulheres. Os moradores receberam orientações, também, da área da saúde, e atendimento na área de beleza, como por exemplo, corte de cabelo.

RIO GRANDE DO SUL

Centenas de adventistas percorreram as principais ruas da cidade de Santa Maria (RS) no último sábado, 23 de agosto. Durante a caminhada, desbravadores, aventureiros, integrantes do Ministério Jovem, mulheres e comunidade da igreja adventista local entregaram para a população materiais do Quebrando o Silêncio.

Na região sul do Rio Grande do Sul, nas cidades de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, os membros das igrejas adventistas, desbravadores e alunos da Rede de Educação Adventista dessas localidades fizeram suas passeatas e entregaram materiais informativos para a população. Em Pelotas, a ação contou com a apresentação da Turma do Nosso Amiguinho, do coral da igreja do Fragata e do coral da igreja central. Materiais sobre o projeto educativo e preventivo foram distribuídos à comunidade. Em São Lourenço do Sul, a ação foi realizada no centro da cidade. Os jovens abriram o desfile, seguidos da crianças que estavam com faixas, cartazes e apitos, seguidos pelos demais membros. Os participantes distribuíram revistas e panfletos abordando o citado tema. Em Rio Grande a ação foi realizada no calçadão principal da cidade, juntamente com outras ações evangelísticas, como a troca de abraços por exemplares do livro “A Única Esperança”.

No leste do Rio Grande do Sul, 135 mil revistas, histórias em quadrinhos, folhetos e outros materiais informativos da campanha foram distribuídos durante passeatas e palestras ao longo do mês de agosto. Os jovens do Geração 148 que desenvolvem um projeto chamado "Esperança no Busão” (que consiste na ação missionária dos jovens dentro de ônibus de linha) se uniram ao Ministério da Mulher da região e quebraram o silêncio dentro dos ônibus.

ESPÍRITO SANTO

As ações do Quebrando o Silêncio foram noticiadas em sites, jornais impressos, rádio e TV. A TV Record News produziu uma matéria falando sobre o projeto e apontando o cenário atual vivido pelo Espírito Santo em relação à exploração sexual infantil. Os sites Gazeta Online, ES Hoje, Revista Comunhão eFolha Vitória destacaram a ação, seu objetivo e as atividades que serão desenvolvidas, assim como a Rádio Gazeta AM. O jornal impresso A Gazeta divulgou o evento e destacou o papel da Igreja no combate ao crime sexual contra crianças e adolescentes. Já o jornal A Tribuna também destacou a preocupação da Igreja Adventista com o tema.

SANTA CATARINA

Em Joinville, quem passou pela Praça Nereu Ramos, localizada no Centro da cidade, entre 11h e 14h de sábado (23 de agosto) conheceu a campanha Quebrando o Silêncio. Centenas de folhetos foram distribuídos, juntamente com revistas do Quebrando o Silêncio, DVDs com estudos bíblicos, livros “A Única Esperança” e material sobre saúde da mulher. Houve apresentação do Coral Allegro e da Orquestra, ambos da IASD Central de Joinville, e do trio feminino. Foram montados estandes onde as pessoas puderam receber atendimento de profissionais (uma enfermeira, duas psicólogas, dois advogados e uma promotora de justiça) que estavam ali para tirar dúvidas da população. Havia também um estande com atividades para crianças, e um estande de oração. Voluntários distribuíam os materiais para que passava na região e os direcionavam para os estandes. A ação foi organizada pela IASD do bairro Atiradores.

  • Compartilhar:
Previous article
Próximo artigo