Quebrando o Silêncio

Blog

“Quebrando o Silêncio” ganha reconhecimento no Dia da Mulher

São Paulo, SP... [ASN] Uma pesquisa realizada pela Sociedade Mundial de Vitimologia constatou que 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas à violência doméstica. O número foi averiguado a partir da pesquisa de violência doméstica em 138 mil mulheres de 54 países. Dos países pesquisados o Brasil é o país que mais sofre com a violência […]


  • Compartilhar:

altSão Paulo, SP... [ASN] Uma pesquisa realizada pela Sociedade Mundial de Vitimologia constatou que 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas à violência doméstica. O número foi averiguado a partir da pesquisa de violência doméstica em 138 mil mulheres de 54 países. Dos países pesquisados o Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica.

Para combater o crescimento desse problema, o departamento da Mulher da Igreja Adventista desenvolveu o projeto “Quebrando o Silêncio”, contra o abuso e violência de mulheres, idosos e crianças.

O projeto conquistou reconhecimento na sociedade brasileira, como na sexta-feira, 5 de março, com a entrega da medalha do Prêmio Ruth Cardoso. O prêmio foi criado em homenagem a Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, representando a integração entre todos os setores da sociedade brasileira, em prol da justiça social.alt

A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Corrêa, esclarece que a medalha foi criada através de um decreto do Governo do estado de São Paulo para agraciar pessoas que realizem algum trabalho social em prol das mulheres. Ela ainda lembra que o nome dos agraciados é publicado em diário oficial.

A diretora do departamento da Mulher para o estado de São Paulo, Sônia Rigoli, ressalta que esta é a primeira vez que uma igreja recebe o prêmio. “Geralmente esse prêmio é concedido para uma pessoa física, uma ONG ou uma instituição, mas não uma igreja. Receber esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que fazemos. Um trabalho de conscientização”, completa.

A Medalha "Ruth Cardoso" foi instituída pelo estado de São Paulo em 24 de novembro de 2008. Quatro participantes do Conselho Estadual da Condição Feminina encaminham ao governador a escolha de quem será homenageado a cada ano.

altUma das conselheiras do Conselho Estadual da Condição Feminina, Meire Rocha, ressalta que indicou o “Quebrando o Silêncio” para receber a medalha devido ao trabalho de conscientização de violência doméstica. “Apresentei o projeto para o conselho como indicação para receberem a medalha e todos aprovaram”, garante.

Em 2009, o departamento da Mulher da Igreja Adventista foi convidado para ser homenageado na cerimônia de entrega das medalhas, no entanto não recebeu o prêmio. Na ocasião, as organizadoras do evento receberam uma Bíblia da Mulher e a revista “Quebrando o Silêncio”. [Equipe ASN - Gislaine Westphal]